Seção 19



Brasil-Germanias: Impactos bilaterais na produção artística audiovisual – produção, realização e recepção

O objetivo desse simpósio é ser um espaço de compreensão das artes audiovisuais entre Brasil e países de língua alemã. Através dessa forma ampla – de linguagens e expressões da imagem em movimento – diversas são as temáticas de nosso interesse em que pretendemos mapear as intersecções existentes e, em grande parte dos casos, invisíveis.

A proposta aqui é estudar estes vínculos refletindo de maneira dinâmica e múltipla como se dá a transferência de saberes nas produções e realizações artísticas de toda e qualquer mídia que se utilize da imagem em movimento voltada para o cinema, a TV, a web e outros.

Assim, nesse primeiro momento, gostaríamos de convidar pesquisadores a proporem comunicações que reflitam o atravessamento das duas culturas, seja pela influência de estilos, contribuição de profissionais no exílio, resultados de ações de cooperação etc Se considerarmos pelo viés histórico das estéticas e movimentos, não faltarão exemplos: do expressionismo nos anos 1920 (Murnau, Pabst ou Lang), o novo cinema alemão (Wenders, von Trotta ou Herzog), a produção contemporânea (Hanneke ou Akin) etc.

Buscamos também as outras perspectivas a serem abordadas que incluem o audiovisual como um todo e que discutem esta influência artística em áreas afins à realização como a fotografia, a animação ou mesmo efeitos visuais. Neste último caso, relembramos o trabalho de Hans Donner que esteve à frente do videografismo da TV Globo durante décadas, marcando um estilo nas vinhetas televisivas da empresa e dialogando com as estéticas da videoarte ao seu redor. Outro viés neste escopo, é apontarmos também para a memória de ações de cooperação bilateral como a realização de mostras de filmes ou a organização de workshops artísticos apoiadas pelo Goethe-Institut ou pelo Itamaraty. E, outro eixo, ainda, desse simpósio se dispõe a reunirmos os olhares sobre a produção audiovisual germânica sob o ângulo da interculturalidade e/ou interdisciplinaridade.

Entender em certa medida como se dá os estudos audiovisuais nas dimensões às formas estético-política e quais bibliografias dialogam com os objetos analisados. Citamos nomes reconhecidos aqui para uma compreensão desse viés, por exemplo: como falar do melodrama na obra de Fassbinder? como tratar o tema da imagem de arquivo nos filmes-ensaio de Farocki? Queremos verificar, por exemplo, quais realizadores, quais gêneros (ficção científica, burlesco, motion graphics, webdoc etc) e quais metodologias são empregadas nas pesquisas em curso.

Elianne Ivo Barroso (UFF)  elianne.ivo@gmail.com

Milena Szafir (UFC) milena@manifesto21.tv