Seção 17



Encontros e diálogos com germanistas: atravessando as fronteiras do ensino e da pesquisa em língua alemã na graduação e na extensão universitária

Este Simpósio visa promover o encontro e a troca de experiências entre estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores em e sobre a língua alemã, que apresentem relatos sobre atividades e pesquisas inovadoras de ensino da língua e de tradução da e para a língua alemã em cursos de graduação e extensão universitária. Os trabalhos a serem apresentados neste Simpósio deverão apresentar práticas didático-pedagógicas e metodologias que tenham como foco principal o processo de ensino-aprendizagem de língua alemã e, a partir deste, contemplem objetivos mais específicos, compreendendo a formação de professoras e professores, de pesquisadoras e pesquisadores e/ou de tradutoras e tradutores da e para a língua alemã. Entende-se, assim, cada formação em sua especificidade, mas também em sua complementaridade, e cada metodologia como ferramenta eficaz do ensinar-aprender a língua estrangeira. Através do diálogo entre profissionais professores e pesquisadores, buscar-se-á atravessar as fronteiras do ensinar-aprender por meio do compartilhar de experiências e da busca pelo incremento de didáticas de ensino-aprendizagem da língua alemã. Com esse objetivo comum, a língua é considerada como ato comunicativo, expressão de sociedades linguísticas, inseridas em culturas peculiares e distintas em suas singularidades e na riqueza de suas identidades, mas que se complementam em uma formação bilíngue. Assim, as metodologias e as pesquisas a serem apresentadas neste Simpósio deverão considerar as modalidades e os desafios específicos de cada ambiente de ensino-aprendizagem da língua alemã em contexto brasileiro (cf. Dörthe, Leipnitz, Arantes e Pereira, 2017, dentre outros), com a compreensão de que a formação de profissionais professores, pesquisadores ou tradutores requer o desenvolvimento de habilidades e competências específicas (HurtadoAlbir, 2007), mas que se fazem mais efetivas na interdisciplinaridade, na inter- e transculturalidade (Stanke e Moura, 2015) e no diálogo com a sociedade.

Luciane Leipnitz (UFPB) luciane.leipnitz@gmail.com

Mergenfel A. Vaz Ferreira (UFRJ) megchenvaz@yahoo.com

Rogéria Pereira (UFC) rogeria_pereira@yahoo.com