Seção 15



Processamento e aprendizagem de línguas

A coexistência de sistemas linguísticos diferentes, ou seja, o multilinguismo, é uma configuração linguística complexa e dinâmica que tem possibilitado uma gama de investigações (psico)linguísticas e neurocientíficas sobre como as línguas são processadas e aprendidas em seus diferentes níveis e modalidades. O Brasil é um país multilíngue em virtude da grande influência da imigração europeia, da presença de línguas indígenas, da crescente busca por cursos de línguas e da educação bilíngue. Então, há cada vez mais a necessidade e possibilidades de conduzir e discutir estudos sobre processamento e aprendizagem de línguas em diversos contextos. Esta proposta de simpósio tem como objetivo principal fomentar discussões de estudos sobre processamento e aprendizagem de línguas. Especificamente, serão bem-vindos estudos que envolvam processamento e aprendizagem da língua alemã em contextos bilíngues e monolíngues, considerando diferentes variedades e modalidades; processamento comparativo de línguas, por exemplo, de português brasileiro e de alemão; influências de outras línguas no processamento de alemão e vice-versa; e aprendizagem de alemão como língua estrangeira no Brasil, observando as mais diversas faixas etárias ou fins específicos. Dessa forma, visamos contribuir para o intercâmbio de pesquisadores a nível de graduação e pós-graduação, no que tange a aspectos teóricos, metodológicos e empíricos da pesquisa sobre processamento e aprendizagem de línguas. Assim, podemos identificar lacunas de pesquisa, ampliar conhecimentos e promover a discussão de estudos em contexto brasileiro que discutam multilinguismo na perspectiva da Psicolinguística e de demais subáreas da Linguística Aplicada, em interface com outras áreas do conhecimento, como a Psicologia, a Neurociência e a Educação.

Bernardo Kolling Limberger (UFPEL) bernardo_kl@yahoo.com.br

Ângela Inês Klein (UTFPR) angela.ines.klein@hotmail.com