Seção 16



Recursos didáticos e tecnologias em sala de aula de alemão como LE: do livro didático às tecnologias móveis

A noção de “tecnologia” é bastante antiga e nos remete tanto a artefatos como a escrita, o fogo ou a roda até a dispositivos mais modernos da contemporaneidade. O fato comum entre tais artefatos é que a cada nova invenção, mudam-se também as práticas sociais, os modos de vida, a relação com o meio e com a sociedade. Essas mudanças já foram destacadas, na década de sessenta, pelo célebre filósofo e educador canadense McLuhan (1964), ao afirmar que “o homem cria as ferramentas e as ferramentas recriam o homem”. Nota-se que essa frase é mais atual do que nunca, quando olhamos para a forma como os computadores e dispositivos móveis avançaram em todas as esferas cotidianas de nossa sociedade. Também no ensino de línguas o uso de tecnologias não é novo: ao longo de sua história, diferentes delas foram inseridas em sala de aula, como aconteceu com o livro, o fonógrafo, o toca-fitas, o rádio, a televisão e, mais contemporaneamente, o computador e os celulares. A inserção desses recursos nasce a partir de uma busca, mas, geralmente, ela é desafiadora, exige quebra de paradigmas e ocorre a partir de reflexões, tentativas, acertos e erros. Neste simpósio pretendemos abrir espaço a professores, estudantes de pós-graduação e graduação para discutirem o uso de diferentes recursos didáticos e midiáticos em sala de aula. Assim, temos como objetivo central o compartilhamento de experiências de sala de aula e de resultados de pesquisas que vem sendo desenvolvidas na área e que envolvem o uso de diferentes mídias como livros didáticos, filmes, músicas e TDICs em sala de aula de alemão.

Gabriela Marques-Schäfer (UERJ) gabrielamarques@yahoo.com

Cibele Rozenfeld (Unesp) cibeleroz@gmail.com