Seção 11



Walter Benjamin: modos de usar

O Simpósio temático procura contemplar as reelaborações teóricas e críticas que a obra de Walter Benjamin ensejou nas humanidades pela fortuna do Brasil ou de outros países, questionando o caráter ao mesmo tempo prolífico e parcial de sua recepção.

São bem-vindas as contribuições que se proponham a pensar a​ aproximação desse pensamento com a crítica da Escola de Frankfurt, as que investiguem suas reflexões teóricas no âmbito dos estudos da linguagem, as que se apliquem tanto às críticas e resenhas literárias, quanto à poesia e à prosa do escritor. P​retende focalizar o papel que adquire a linguagem na obra do autor, tendo em vista o horizonte  comparativo aberto entre a língua alemã e a língua portuguesa/brasileira, incluindo portanto indagações tradutológicas, editoriais. Retoma, além disso, as relações  abordadas por ocasião do Simpósio Temático dentro do Congresso ABEG de Florianópolis – do pensamento de Benjamin com o mito, com a Antropologia.                        

“Walter Benjamin: modos de usar” toma como ponto de partida, em especial, o conjunto de textos literários comentados por ​Benjamin entre os anos 1920 e 1940, evidenciando as ponderações sobre gêneros literários, as questões de estilo e os comentários de caráter filológico. Desses sentidos interessa a nossos estudos literários o modo de empreender filologia, que da letra propicie compreensão filosófica e crítica histórica. Esperamos igualmente que o Simpósio favoreça a ampliação do leque de  perspectivas teóricas sobre a obra benjaminiana a diversos campos do saber, com a  incorporação e o processamento de textos recentes da fortuna crítica benjaminiana de língua alemã.     

Georg Otte (UFMG)  ​georg.otte@uol.com.br

Susana Kampff Lages (UFF) susanaklages@hotmail.com

Maria Aparecida Barbosa (UFSC) ​aparecidabarbosaheidermann@gmail.com