Seção 14



A aprendizagem estética no ensino de ALE através de expressões artísticas

Nos últimos anos, surgiram novas abordagens cujo foco é a dimensão estética no ensino/aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), por exemplo a didática da literaricidade (Didaktik der Literarizität, DOBSTADT/RIEDNER), a didática performativa do ensino de línguas (performative Fremdsprachendidaktik, SCHEWE), o letramento visual (visual literacy; kulturelles Sehen, Hallet), entre outras. Se, por um lado, isso significa uma mudança de paradigma no ensino/aprendizagem de ALE em direção à uma abordagem interpretativa / discursiva / simbólica, por outro lado também ameniza a atual tendência pragmática de um ensino de línguas estrangeiras pautado primordialmente por competências, mensurabilidade e estandardização. Essa tendência, que se manifesta no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (QCER), e, por consequência, nos materiais didáticos das grandes editoras alemãs, faz com que o uso estético da língua e aspectos culturais tenham um papel marginal no ensino de ALE em geral.

Na América Latina, o tema ganhou mais visibilidade a partir do congresso “Ästhetisches Lernen im DaF-Unterricht. Musik – Kunst – Film – Theater – Literatur” que teve lugar na Cidade do México em 2013. No intuito de criar um fórum de discussão no âmbito brasileiro, nesse Simpósio Temático buscaremos contemplar aspectos afetivo-emocionais do processo de ensino/aprendizagem de ALE, contrabalançando assim a tendência utilitarista no ensino de línguas estrangeiras mencionada acima.

Pretendemos, portanto, abordar aspectos relacionados a processos de aprendizagem de ALE através da literatura, de filmes, música, teatro, artes visuais, dança e das demais expressões artísticas. Para tanto, são bem-vindas comunicações:

(1) que discutam o papel e o lugar da arte no contexto do ensino/aprendizagem de ALE no Brasil,

(2) que façam reflexões acerca de diferentes abordagens e propostas que envolvam aspectos estéticos e/ou que levem em consideração a medialidade da língua,

(3) que apresentem ou analisem material didático que fomenta a aprendizagem estética e de aspectos culturais em sala de aula no contexto brasileiro, e/ou

(4) que tratem do potencial de aprendizagem e dos benefícios de projetos e atividades culturais dentro e fora da sala de aula.

Franziska Lorke (UTFPR)  franziska.lorke@gmail.com

Norma Wucherpfennig (Unicamp)  nowupf@unicamp.br

Thiago Viti Mariano (UFPR) thivima@gmail.com