Jovens Pesquisadores

CONVITE PARA O
ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES DE LETRAS-ALEMÃO

De 27 a 30 de agosto de 2019 acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF) o III Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). Trata-se do maior evento de estudos da língua e cultura alemãs no Brasil do ano, sendo, portanto, uma ótima oportunidade para conhecer as atividades realizadas no campo da Germanística em todo o país, se conectar com projetos de pesquisa e saber mais sobre possíveis atividades na área.

Pela primeira vez acontecerá no âmbito do congresso da ABEG um Nachwuchstreffen (encontro de jovens pesquisadores, em formato de “pré-conferência”) destinado especialmente a estudantes de Letras-Alemão. Durante o dia da abertura do evento (27 de agosto) serão realizadas diversas atividades em torno dos estudos acadêmicos de língua e cultura alemãs. As temáticas abarcam organização de estudos, opções de trabalho e preparo de trabalhos acadêmicos, entre outros assuntos. Em breve, a programação detalhada será divulgada na página do congresso: http://germanistik-brasil.org.br/terceiro-congresso-abeg/.

A participação no encontro é gratuita e aberta para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil, com interesse em temas de língua e cultura alemãs. Os estudantes inscritos que participarem integralmente das atividades pelo período da manhã (10h às 13h) e/ou da tarde (14h às 17h) terão direito a um certificado de participação, assim como a um almoço simples. Devido às limitações do espaço disponível, serão aceitas no máximo 60 pessoas. A distribuição das vagas será efetuada por ordem de inscrição e (caso seja necessário) lista de espera.

As inscrições deverão ser realizadas pelos interessados até 16 de agosto, via email: nachwuchstreffen@gmail.com. Na semana seguinte, os inscritos receberão uma mensagem de confirmação, que incluirá o pedido de optar pelo workshop do seu interesse.


Comitê organizador de estudantes
Rio de Janeiro / Niterói, 13 de agosto de 2019

Hora Atividades
09:15H Credenciamento
10:00H Abertura
10:15H Plenária: Apresentação de projetos
com representantes das universidades UFF, UERJ e UFRJ
10:45H Mesa redonda: Carreira acadêmica
com representantes das universidades UFF, UERJ e UFRJ
11:15H Cafezinho, troca de salas
11:30H Workshop 1: Retórica acadêmica
Workshop 2: Tradução
13:00H Almoço
14:00H Plenária: Financiamento de estudos e pesquisa & oportunidades de bolsas
14:30H Workshop 3: Metodologia acadêmica
Workshop 4: Escrita acadêmica
16:00H Cafezinho, troca de salas
16:15H Plenária: Oportunidades de trabalho
16:45H Resumo das atividades
17:00H Encerramento

Resumos dos Workshops ofertados no âmbito do encontro de jovens pesquisadores

Workshop 1: Retórica acadêmica
Tanto na vida cotidiana como na acadêmica a forma de apresentação de determinados assuntos pode ser mais importante do que o próprio conteúdo. Neste workshop, vamos conhecer algumas técnicas para realizar apresentações de maneira convincente. Depois de uma introdução teórica, haverá a possibilidade de treinar alguns aspectos retóricos na prática, em grupos pequenos, usando o método fishbowl. O workshop será realizado em língua portuguesa e alemã concomitantemente.
Apresentadores: Zichun Huang (FSU Jena / UERJ), Paul Voerkel (UERJ / DAAD)

Workshop 2: Tradução
Nesta oficina, os estudantes terão oportunidade de conhecer o tradutor e crítico literário alemão Michael Kegler que possui mais de 25 anos de experiência na área de tradução. O palestrante falará da sua experiência, dificuldades e desafios ao traduzir do português para o alemão, do ofício de um tradutor em geral, além de oferecer dicas de como entrar no mercado de tradução e se tornar um excelente profissional.
Apresentador: Michael Kegler (Alemanha)

Workshop 3: Metodologia acadêmica
O presente workshop tem como objetivo principal discutir as bases teóricas iniciais da pesquisa científica. Neste sentido, nortearão a discussão os questionamentos, “Por que pesquisar?” e “Como planejar meu primeiro projeto de pesquisa?”, essenciais para os primeiros passos em direção ao trabalho científico. A reflexão sobre experiências e interesses pessoais irão guiar a primeira fase do desenvolvimento de um projeto acadêmico, isto é, a pergunta de pesquisa. Por fim, o workshop objetiva apresentar algumas das principais abordagens de investigação, como os métodos quantitativos e qualitativos, triangulação, além dos critérios de qualidade, que indicam as possibilidades e limitações de uma pesquisa acadêmica.
Apresentadora: Sina Spiekermeier (USP)

Workshop 4: Escrita acadêmica
Atuar na área acadêmica implica produzir trabalhos científicos, como monografias, teses e artigos. Este workshop tem como objetivo abordar aspectos básicos da escrita acadêmica: Como estruturar um trabalho acadêmico? Quais as especificidades da linguagem científica? Além disso, vamos conhecer padrões normativos e regras de citação para trabalhos acadêmicos (ABNT). Após uma introdução teórica, haverá a possibilidade de praticar esses aspectos.
Apresentadores: Pedro da Silva Barbosa (UFRJ), Rainer Guggenberger (UFRJ), Kassandra Mierswa (UFRJ / DAAD)