Contribuições e abordagens de “Cultura” para os Estudos Germanísticos
Reflexões e discussões sobre “Cultura” ganharam importância acadêmica desde o início do século XX, quando as “Ciências Culturais” foram estabelecidas e reconhecidas como disciplina científica. Na área de “Alemão como Língua Estrangeira” (ALE), temáticas culturais tiveram influência notável, através da Landeskunde, por mais de 50 anos. Também no campo dos Estudos Literários considera-se a relevância da “Cultura” sob diversos aspectos.
O simpósio pretende abrir um espaço de discussão sobre contribuições e abordagens de “Cultura” para os Estudos Germanísticos em sentido amplo. Por um lado, é pertinente considerar pressupostos teóricos e buscar definições, assim como inovações na percepção de “Cultura”. Por outro lado, almeja-se conhecer exemplos de “prática cultural”, seja dentro ou fora da sala de aula. Tanto teoria como práxis podem ser descritas no âmbito de ALE, como também de Literatura, Tradução, História, Sociologia ou outras áreas de conhecimentos relacionados. Além disso, é importante dedicar atenção especial aos diversos materiais concernentes à aprendizagem cultural.
Os organizadores do simpósio gostariam de incentivar interessados de todo tipo de instituição (escola, associação, centro de línguas, universidades, etc.) a enviar propostas para comunicação oral de 15 minutos. Na elaboração dos resumos, as seguintes perguntas podem servir de orientação para o debate e a proposição de trabalhos (sem necessidade de se limitar a elas):
1) Qual a importância de “Cultura” para os Estudos Germanísticos?
2) Como se pode classificar as abordagens e teorias culturais? Quais seriam definições, explicações e abordagens viáveis?
3) Como se desenvolveram a Landeskunde e a “Didática de cultura” ao longo do tempo? Quais abordagens de “Cultura” foram desenvolvidos nos últimos anos?
4) Qual a relevância da discussão sobre “cultura material vs. immaterial”?
5) Existe uma “Cultura alemã”? E se for: qual é? Como trabalhar ela em sala de aula?
6) Que tipo de abordagem e representação cultural germânica encontramos no Brasil?
7) Qual a importância de abordagens pluricêntricas? Há interesse por parte dos alunos?
8) Como lidar com estereótipos (culturais), dentro e fora da sala de aula? Qual a importância da Internet e dos meios de comunicação nesse aspecto?
9) Qual a relação entre língua e cultura? Como combinar ambas na sala de aula?
10) Como aproximar “Cultura” e “Literatura”? Qual tipo de literatura seria apto para a sala de aula? Qual a relevância da literatura pluricêntrica e / ou de autores migrantes?
Roberta Sol Stanke (UERJ) roberta.stanke@yahoo.com.br
Paul Voerkel (UERJ/DAAD)
paul.voerkel@gmail.com e Robert Schade (UFRGS/DAAD) rrschade@gmail.com