Seção 12



O ensino de variedades da Línguas Germânicas em contextos de Imigração

Em situações de contato linguístico envolvendo línguas de imigração temos vivenciado atualmente em nosso país algumas ações de políticas linguísticas e educacionais que promovem o ensino dessas línguas, em especial nas séries iniciais, num movimento de prestígio da etnicidade linguística e cultural de tais comunidades. Tais ações vem se delineando como relevantes para o desenvolvimento do plurilinguismo individual e social e abordam o ensino das línguas de imigração no âmbito da Didática do Multilinguismo, que prevê, dentre outros elementos de relevância para o tema,  atividades que integrem as línguas presentes no repertório do aluno, com vistas não só ao aprendizado de línguas, mas também à sensibilização sobre a diversidade linguística da região onde é implementada, abordando, a partir de um locus geográfico mais amplo, a perspectiva dos estudos sobre “língua e espaço”. Em alguns casos, a implementação de tais abordagens para o ensino de línguas minoritárias, serve de ponte para o aprendizado de outras línguas, na perspectiva da “intercompreensão linguística”.

Neste simpósio pretendemos discutir exemplos de ações de políticas linguísticas e educacionais já implementadas, ou sem fase de implementação, que possam contribuir com relatos de ações que envolvam o fomento da língua minoritária em ambiente escolar bem como de atividades didáticas práticas que foram realizadas em escolas de comunidades de imigração de variedades da língua alemã no Brasil.

Mônica Maria Guimarães Savedra (UFF/CNPq) msavedra@id.uff.br

Karen Pupp Spinassé (UFRGS) spinasse@ufrgs.br