Seção 03



Reflexões sobre o conhecimento em escritores de língua alemã

A discussão sobre as relações entre literatura e conhecimento é antiga. No âmbito de língua alemã, não apenas filósofos importantes trataram da questão, mas também escritores como Schiller, Goethe, Hölderlin, Schlegel, Tieck Hoffmann, Kleist, Büchner, Rilke, Broch, Canetti, Celan e Bachmann, para citar apenas alguns dos séculos 19 e 20, refletiram em seus ensaios e textos literários sobre questões epistemológicas e compreenderam a literatura como uma forma específica de conhecimento, em condições de avançar sobre domínios às vezes inacessíveis, às vezes complementares à investigação científica, em especial a histórica e a filosófica. Entretanto, a possibilidade de que a literatura possua uma função cognitiva particular não elude a percepção dos próprios limites do conhecimento. Nesse sentido, cabe pensar, em casos determinados, como se relacionam essas fronteiras que afinal fazem cruzar, no plano literário, diferentes modalidades de conhecimento.
Esta seção da ABEG propõe discutir questões como:

  • a (con)figuração de questões epistemológicas em textos literários de língua alemã;
  • o papel da reflexão sobre o conhecimento para as reflexões poetológicas de autores de língua alemã;
  • as implicações metodológicas e teóricas para os estudos literários da reflexão sobre o conhecimento nos autores de língua alemã;
  • a relação entre conhecimento literário e outras formas de conhecimento em autores de língua alemã;
  • os limites do (des)conhecimento estético em noções radicais como “sublime” e “Kitsch” em autores de língua alemã;
  • comparações entre autores e obras da literatura alemã e de outras literaturas segundo uma perspectiva epistemológica.

Juliana P. Perez (USP)  perez.usp@gmail.com

Daniel Bonomo (UFMG) drbonomo@gmail.com