Seção 06



Transferência cultural no campo da Literatura e na Literacia Científica Brasil-Alemanha: um diálogo transcultural

Os temas do encontro, das transições e do diálogo, são, em muitos aspectos, temas atraentes e frutíferos – especialmente em relação aos campos da literatura e do letramento científica. Embora o conceito de transculturalidade (introduzido pelo cubano Fernando Oritz em 1940 e posteriormente continuado na Europa por Wolfgang Welsch em 1994) tenha provado ser particularmente viável e contemporâneo para descrever os atuais processos de encontros com diferentes conjuntos culturais, a questão mais fundamental é como a transferência cultural pode funcionar em termos de literatura e de literacia científica, em que atores desempenham um papel junto à sociedade, e onde a transferência bem sucedida ocorre – e onde não ocorre.

Já na ideia original de transferência cultural (introduzida principalmente por Michel Espagne e Michael Werner em 1986), o objetivo era investigar as relações interculturais entre um contexto de fonte e recepção de tal forma que não só as peculiaridades dos respectivos sistemas sejam acentuadas pela metodologia comparativa, mas também uma penetração mútua além dos momentos de influência. Se a transferência foi investigada no período seguinte, especialmente para Alemanha e França, uma comparação entre Alemanha e Brasil representa uma novidade, para a qual este painel gostaria de fazer seu primeiro trabalho. No que diz respeito à transferência de ciência e literatura, Pierre Bourdieu (1992/1993) será primeiro utilizado para investigar como os dois campos possui particularidades específicas, antes de Claudia Dathe (2013) tentar identificar assimetrias virulentas que favorecem, moldam ou impedem unilateralmente a transferência da ciência e da literatura.

O objetivo do painel é, portanto, examinar os fundamentos de um diálogo e de um encontro, justapondo duas culturas que têm uma relação rica em tradição, mas cujos pontos de partida na produção cultural são muito diferentes. A partir de culturas distintas e campos distintos, a proposta deste painel é estabelecer diálogos possíveis para a emergência de aproximações transculturais entre esses dois países.

Prof. Dr. Thaiane Oliveira, Universidade Federal Fluminense thaianeoliveira@id.uff.br

Andrée Gerland, Eberhard Karls Universität Tübingen
andree.gerland@uni-tuebingen.de