Apresentação

Os congressos da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos – ABEG, com periodicidade bianual, têm como objetivo fomentar o diálogo entre pesquisadores da área no Brasil, que engloba estudos sobre a Língua, a Tradução, a Literatura e a Cultura dos países de língua alemã numa perspectiva interdisciplinar e intercultural, mantendo o compasso com uma rica gama de abordagens teórico-metodológicas contemporâneas.

O II Congresso da ABEG realizou-se de 24 a 26 de maio de 2017 em Florianópolis, SC e foi sediado pela UFSC, instituição que abriga um dos cursos de Letras-Alemão mais antigos do Brasil. Sob o tema Germanistik – ganz und gar brasilianisch reuniram-se 260 pessoas, das quais cerca de 170 docentes e 90 estudantes de graduação ou de pós-graduação de norte a sul do país, representando 28 instituições brasileiras de ensino superior na área de Germanística e /ou de ensino de alemão como língua estrangeira. Observou-se, assim, um crescimento de quase 75% no número de participantes em relação ao I Congresso da Associação, em 2015. Além de três conferências plenárias foram apresentadas 150 comunicações em 17 seções temáticas.

Os anais reúnem uma parte das comunicações do congresso. Muitos trabalhos apresentados serão publicados em versão ampliada em revistas especializadas ou em livros. A comissão organizadora agradece pela expressiva participação no evento e deseja uma boa leitura dos Anais que ora se apresentam.

Os organizadores
Florianópolis, 10 de dezembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.