Índice

Palestras plenárias

Gabriela Marques-Schaefer:

Competência Midiática e Tecnologias Móveis: Desafios e Perspectivas para a Formação de Professores de Línguas Estrangeiras

P. 1-11

Seção 1.
Altgermanistik / Germanística Antiga no Brasil – transdisciplinaridade e especificidades

Álvaro Alfredo Bragança Junior:
A Medievística Germanística no Brasil- consolidação e ampliação de um campo do saber

P. 12-19

Marcus Vinicius de Abreu Baccega:
rhetoric turn  e a matéria cavaleiresca alemã na Idade Média Central (séculos XI-XIII).  A matéria arturiana alemã

P. 20-27

 

Seção 2
Relações linguísticas e literárias Brasil-Alemanha

Celeste Ribeiro de Sousa:
Robert Weber entre a Alemanha e o Brasil

P. 28-32

Valburga Huber:
Escritores descendentes de imigrantes alemães na literatura brasileira. A retomada do tema da imigração

P. 33-39

Suzana Campos de Albuquerque Mello:
O voo sobre o oceano (Bertolt Brecht) como proposta de uma discussão sobre o Estado de Direito

P. 40-46

Ruth Bohunovsky:
A recepção de Thomas Bernhard no Brasil

P. 47-53

Heike Muranyi:
Arquivos em língua alemã no Brasil – (re)descoberta de um campo de pesquisa para os estudos germanísticos no Brasil

P. 54-59

 

Seção 3
Transformações do campo literário alemão desde 1945

Helmut P. E. Galle:
Novo realismo na literatura alemã?

P. 60-67

Valéria Sabrina Pereira:
A neutralidade suíça em xeque nas obras de Christian Kracht e Friedrich Dürrenmatt

P. 68-76

Rosvitha Friesen Blume:
Loucura ou exílio? A literarização da demência materna e paterna por Heloisa Seixas e Arno Geiger

P. 77-84

Seção 4
Imagens da Segunda Guerra Mundial no Cinema e na Literatura de Língua Alemã

Alexander Magnus Alves Ribeiro:
A Segunda Guerra Mundial em Produções Cinematográficas Alemãs: Negação da Realidade e Minimização de Responsabilidades?

P. 85-92

Elcio Cornelsen:
Imagens da derrocada do nazismo na Literatura e no Cinema Alemão Contemporâneo

P. 93-101

Elisandra de Souza Pedro:
História e memória: a Segunda Guerra Mundial em Beim Häuten der Zwiebel de Günter Grass

P. 102-109

Seção 5
A atualidade de Goethe

Alexandre Lúcio Sobrinho O Fausto de Sokurov (1):
O Fausto de Sokurov: Movimento e Descoberta

P. 110-115

Érica Gonçalves de Castro:
O Símile e a linguagem da natureza em Goethe

P. 116-122

Marcus Mazzari:
Fausto e a apreensão

P. 123-130

Daniel Bonomo:
Goethe e(m) Hermann Broch

P. 131-138

Alceu João Gregory:
O Fausto de Goethe Como Modelo de Inspiração do Projeto Nossa Casa

P. 139-146

Débora Domke Ribeiro Lima:
O “amor fáustico” nas obras de Goethe e Fernando Pessoa

P. 147-153

 

Seção 6
Literatura, cinema e outras mídias

José Rodrigo da Silva Botelho:
Franz Biberkopf. A alienação na literatura e no cinema

P. 154-161

 Thiago Tartaro:
O narrador de Uma Semana de Bondade, de Max Ernst

P. 162-168

Seção 7
Literatura alemã dos séc. 18 e 19

Carina Zanelato Silva:
A representação da beleza e do grotesco em Penthesilea

P. 169-175

Cássia Cristina Marques Venezuela:
A personagem feminina como elemento subversivo em „Die Heilige Cäcilie oder die Gewalt der Musik (eine Legende)“, de Heinrich von Kleist

P. 176-183

Paulo Andrade / Damantha Barbarella Siqueira:
A ironia e o grotesco na poesia de Christian Morgenstern e Sebastião Uchoa Leite

P. 184-191

Juliana Ferraci Martone:
O teatro das scènes detachées: sonho é poesia involuntária

P.192-200

Laura de Borba Moosburger:
O romantismo singelo de Joseph von Eichendorff

P. 201-207

Nathaschka Martiniuk:
Saudosa Melancolia. Uma leitura de “Wehmut” de Joseph von Eichendorff

P. 208-215

Simone Ruthner:
E.T.A. Hoffmann e Aby Warburg: Relações entre a Pathosformel e o Princípio Serapiôntico

P. 216-223

Seção 8
Ensino de Alemão em contexto universitário: modelos de curso e públicos-alvo

Mariana Kuntz de Andrade e Silva:
Materiais didáticos no ensino de Alemão como Língua Estrangeira para público universitário

P. 224-232

Poliana Coeli Costa Arantes / Jeniffer Suelen A. Martins / Luísa Santos Ribeiro / Rayanne Favacho / Roberto Junior:
Considerações sobre a utilização didática de textos midiáticos em língua alemã

P. 233-240

Juliana Fleming Collaço:
O curso de “Alemão para leitura de textos acadêmicos na área de Humanas” do Centro de Línguas da FFLCH/USP: desafios e experiências

P. 241-248

Jaqueline Garcia Ferreira:
A orientação linguística individual no desempenho acadêmico: uma busca por estratégias de amenização da “ansiedade de produção oral na língua estrangeira” no ensino de alemão

P. 249-257

Marina Grilli:
Transferência, interferência e conflito entre as formas verbais do passado em inglês e alemão

P. 258-266

Elaine R. Reis Lobato:
Literatura infantojuvenil em língua alemã e o contexto universitário: possibilidades e benefícios

P. 267-275

Thiago Mariano / Franziska Lorke / Milena Wandembruck:
O uso de arte no ensino de alemão como língua estrangeira – a aprendizagem estética no Celin/UFPR

P. 276-284

Raphael da Silveira:
O livro didático nas aulas de alemão como língua estrangeira na universidade: reflexões a partir de uma sondagem

P. 285-293

Dörthe Uphoff:
Prática como Componente Curricular nas disciplinas de língua da habilitação em Letras/Alemão: alguma novidade?

P. 294-301

Christina Winter da Silva:
Textos escritos por moradores de rua no ensino de alemão em contexto universitário

P. 302-310

 

Seção 9
Ensino de alemão na graduação e na extensão: novos tempos e novas tecnologias

Luciane Leipnitz:
Os desafios do DaF na graduação e na extensão da UFPB

P. 311-317

Gabriela Marques-Schäfer / Deborah Mello:
Aprendizagem de Alemão com Tecnologias Móveis em Contexto Universitário

P. 318-325

Roberta Sol Stanke / Ebal Bolacio:
O Ensino de Alemão no Ambiente Escolar e a Formação de Professores

P. 326-334

Rogéria Pereira:
O papel da motivação no aprendizado do alemão como língua estrangeira: resultados preliminares de um estudo-piloto

P. 335-342

Seção 10
Tradução e transferências culturais

Marcos Túlio Fernandes:
A recepção transatlântica do conto de Hoffmann em Machado de Assis

P. 343-351

Maria Aparecida Barbosa:
Carl Einstein em busca de concisão textual e da poesia absoluta

P. 352-359

Paulo Oliveira:
Babel unrevisited

P. 360-367

Tito Lívio Cruz Romão:
Transformações de Gregor Samsa registradas em traduções na língua portuguesa

P. 368-376

 

Seção 11
Dimensões semântica e pragmática da língua em uso

Danilo Rocha Campanha / Ulrike Agathe Schroeder:
Categorização e generalização em atividades de comparação cultural na interação entre brasileiros e alemães

P. 377-384

Ulrike Agathe Schröder / Mariana Carneiro Mendes:
Diferenças no uso e nas funções de meios prosódicos na fala alemã e brasileira e suas implicações para a transcrição com GAT 2

P. 385-394

Selma Meireles:
Uso de verbos com valor epistêmico no Trabalho da Face por falantes alemães e brasileiros

P. 395-401

Carolina Passig:
Hipérbole e Extreme Case Formulations na interação entre alemães e brasileiros.

P. 402-408

 

Seção 12
Linguística aplicada: o alemão em contexto brasileiro

Carolina Ribeiro Minchin:
Motivação metonímica em fraseologismos alemães que contêm a palavra rot

P. 409-417

 

Seção 13
Alemão como língua minoritária no Brasil

Bernardo Kolling Limberger:
O processamento da leitura em alemão-padrão por falantes de hunsriqueano

P. 418-427

Sabine Reiter:
O desenvolvimento das variedades de alemão faladas por colonos teuto-brasileiros no Pará. Um estudo de caso sociolinguístico

P. 428-435