Palestras plenárias
Competência Midiática e Tecnologias Móveis: Desafios e Perspectivas para a Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
P. 1-11
Seção 1.
A Altgermanistik / Germanística Antiga no Brasil – transdisciplinaridade e especificidades
Álvaro Alfredo Bragança Junior:
A Medievística Germanística no Brasil- consolidação e ampliação de um campo do saber
P. 12-19
Marcus Vinicius de Abreu Baccega:
O rhetoric turn e a matéria cavaleiresca alemã na Idade Média Central (séculos XI-XIII). A matéria arturiana alemã
P. 20-27
Seção 2
Relações linguísticas e literárias Brasil-Alemanha
Celeste Ribeiro de Sousa:
Robert Weber entre a Alemanha e o Brasil
P. 28-32
Valburga Huber:
Escritores descendentes de imigrantes alemães na literatura brasileira. A retomada do tema da imigração
P. 33-39
Suzana Campos de Albuquerque Mello:
O voo sobre o oceano (Bertolt Brecht) como proposta de uma discussão sobre o Estado de Direito
P. 40-46
Ruth Bohunovsky:
A recepção de Thomas Bernhard no Brasil
P. 47-53
Heike Muranyi:
Arquivos em língua alemã no Brasil – (re)descoberta de um campo de pesquisa para os estudos germanísticos no Brasil
P. 54-59
Seção 3
Transformações do campo literário alemão desde 1945
Helmut P. E. Galle:
Novo realismo na literatura alemã?
P. 60-67
Valéria Sabrina Pereira:
A neutralidade suíça em xeque nas obras de Christian Kracht e Friedrich Dürrenmatt
P. 68-76
Rosvitha Friesen Blume:
Loucura ou exílio? A literarização da demência materna e paterna por Heloisa Seixas e Arno Geiger
P. 77-84
Seção 4
Imagens da Segunda Guerra Mundial no Cinema e na Literatura de Língua Alemã
Alexander Magnus Alves Ribeiro:
A Segunda Guerra Mundial em Produções Cinematográficas Alemãs: Negação da Realidade e Minimização de Responsabilidades?
P. 85-92
Elcio Cornelsen:
Imagens da derrocada do nazismo na Literatura e no Cinema Alemão Contemporâneo
P. 93-101
Elisandra de Souza Pedro:
História e memória: a Segunda Guerra Mundial em Beim Häuten der Zwiebel de Günter Grass
P. 102-109
Seção 5
A atualidade de Goethe
Alexandre Lúcio Sobrinho O Fausto de Sokurov (1):
O Fausto de Sokurov: Movimento e Descoberta
P. 110-115
Érica Gonçalves de Castro:
O Símile e a linguagem da natureza em Goethe
P. 116-122
Marcus Mazzari:
Fausto e a apreensão
P. 123-130
Daniel Bonomo:
Goethe e(m) Hermann Broch
P. 131-138
Alceu João Gregory:
O Fausto de Goethe Como Modelo de Inspiração do Projeto Nossa Casa
P. 139-146
Débora Domke Ribeiro Lima:
O “amor fáustico” nas obras de Goethe e Fernando Pessoa
P. 147-153
Seção 6
Literatura, cinema e outras mídias
José Rodrigo da Silva Botelho:
Franz Biberkopf. A alienação na literatura e no cinema
P. 154-161
Thiago Tartaro:
O narrador de Uma Semana de Bondade, de Max Ernst
P. 162-168
Seção 7
Literatura alemã dos séc. 18 e 19
Carina Zanelato Silva:
A representação da beleza e do grotesco em Penthesilea
P. 169-175
Cássia Cristina Marques Venezuela:
A personagem feminina como elemento subversivo em „Die Heilige Cäcilie oder die Gewalt der Musik (eine Legende)“, de Heinrich von Kleist
P. 176-183
Paulo Andrade / Damantha Barbarella Siqueira:
A ironia e o grotesco na poesia de Christian Morgenstern e Sebastião Uchoa Leite
P. 184-191
Juliana Ferraci Martone:
O teatro das scènes detachées: sonho é poesia involuntária
P.192-200
Laura de Borba Moosburger:
O romantismo singelo de Joseph von Eichendorff
P. 201-207
Nathaschka Martiniuk:
Saudosa Melancolia. Uma leitura de “Wehmut” de Joseph von Eichendorff
P. 208-215
Simone Ruthner:
E.T.A. Hoffmann e Aby Warburg: Relações entre a Pathosformel e o Princípio Serapiôntico
P. 216-223
Seção 8
Ensino de Alemão em contexto universitário: modelos de curso e públicos-alvo
Mariana Kuntz de Andrade e Silva:
Materiais didáticos no ensino de Alemão como Língua Estrangeira para público universitário
P. 224-232
Poliana Coeli Costa Arantes / Jeniffer Suelen A. Martins / Luísa Santos Ribeiro / Rayanne Favacho / Roberto Junior:
Considerações sobre a utilização didática de textos midiáticos em língua alemã
P. 233-240
Juliana Fleming Collaço:
O curso de “Alemão para leitura de textos acadêmicos na área de Humanas” do Centro de Línguas da FFLCH/USP: desafios e experiências
P. 241-248
Jaqueline Garcia Ferreira:
A orientação linguística individual no desempenho acadêmico: uma busca por estratégias de amenização da “ansiedade de produção oral na língua estrangeira” no ensino de alemão
P. 249-257
Marina Grilli:
Transferência, interferência e conflito entre as formas verbais do passado em inglês e alemão
P. 258-266
Elaine R. Reis Lobato:
Literatura infantojuvenil em língua alemã e o contexto universitário: possibilidades e benefícios
P. 267-275
Thiago Mariano / Franziska Lorke / Milena Wandembruck:
O uso de arte no ensino de alemão como língua estrangeira – a aprendizagem estética no Celin/UFPR
P. 276-284
Raphael da Silveira:
O livro didático nas aulas de alemão como língua estrangeira na universidade: reflexões a partir de uma sondagem
P. 285-293
Dörthe Uphoff:
Prática como Componente Curricular nas disciplinas de língua da habilitação em Letras/Alemão: alguma novidade?
P. 294-301
Christina Winter da Silva:
Textos escritos por moradores de rua no ensino de alemão em contexto universitário
P. 302-310
Seção 9
Ensino de alemão na graduação e na extensão: novos tempos e novas tecnologias
Luciane Leipnitz:
Os desafios do DaF na graduação e na extensão da UFPB
P. 311-317
Gabriela Marques-Schäfer / Deborah Mello:
Aprendizagem de Alemão com Tecnologias Móveis em Contexto Universitário
P. 318-325
Roberta Sol Stanke / Ebal Bolacio:
O Ensino de Alemão no Ambiente Escolar e a Formação de Professores
P. 326-334
Rogéria Pereira:
O papel da motivação no aprendizado do alemão como língua estrangeira: resultados preliminares de um estudo-piloto
P. 335-342
Seção 10
Tradução e transferências culturais
Marcos Túlio Fernandes:
A recepção transatlântica do conto de Hoffmann em Machado de Assis
P. 343-351
Maria Aparecida Barbosa:
Carl Einstein em busca de concisão textual e da poesia absoluta
P. 352-359
Paulo Oliveira:
Babel unrevisited
P. 360-367
Tito Lívio Cruz Romão:
Transformações de Gregor Samsa registradas em traduções na língua portuguesa
P. 368-376
Seção 11
Dimensões semântica e pragmática da língua em uso
Danilo Rocha Campanha / Ulrike Agathe Schroeder:
Categorização e generalização em atividades de comparação cultural na interação entre brasileiros e alemães
P. 377-384
Ulrike Agathe Schröder / Mariana Carneiro Mendes:
Diferenças no uso e nas funções de meios prosódicos na fala alemã e brasileira e suas implicações para a transcrição com GAT 2
P. 385-394
Selma Meireles:
Uso de verbos com valor epistêmico no Trabalho da Face por falantes alemães e brasileiros
P. 395-401
Carolina Passig:
Hipérbole e Extreme Case Formulations na interação entre alemães e brasileiros.
P. 402-408
Seção 12
Linguística aplicada: o alemão em contexto brasileiro
Carolina Ribeiro Minchin:
Motivação metonímica em fraseologismos alemães que contêm a palavra rot
P. 409-417
Seção 13
Alemão como língua minoritária no Brasil
Bernardo Kolling Limberger:
O processamento da leitura em alemão-padrão por falantes de hunsriqueano
P. 418-427
Sabine Reiter:
O desenvolvimento das variedades de alemão faladas por colonos teuto-brasileiros no Pará. Um estudo de caso sociolinguístico
P. 428-435