Sobre a publicação em anais

Prezados participantes do 1º Congresso da ABEG,

Nesta circular gostaríamos de informar sobre as possibilidades de publicar sua comunicação nos anais do congresso e, em formato mais elaborado, em revistas especializadas.

 

1) Publicação nos anais do congresso

Os textos não devem exceder o tamanho da comunicação oral: entre 5 a 8 laudas (com exceção das palestras plenárias), incluindo as referências bibliográficas (somente publicações citadas). As normas  específicas da publicação são explicitadas na folha com as instruções; recomenda-se usar o template “Autor – Título” para redigir o texto.

As apresentações em pôster também podem ser submetidas em forma de texto de acordo com estas normas.

A documentação será realizada mediante uma publicação online (no site da ABEG com link para a USP) e com número ISBN.

Os textos podem ser entregues à coordenação da seção durante o congresso em CD-Rom ou pendrive; o prazo máximo para o envio por email à coordenação é o dia 10 de janeiro de 2016. Os coordenadores das seções são responsáveis pela revisão dos textos. As versões definitivas devem ser enviadas para a organização do congresso até o dia 1 de fevereiro de 2016.

Normas 

2) Publicação em revistas

Os anais online têm a função de documentar o evento e criar um arquivo do trabalho da ABEG. Mas gostaríamos de lembrar também que existe a possibilidade de publicar uma versão mais elaborada da comunicação em revistas especializadas.

Para facilitar essa modalidade de publicação – que tem peso maior no currículo do/a pesquisador/a do que uma publicação em anais – sugerimos que os coordenadores das seções entrem em contato com revistas da área para facilitar a publicação de artigos completos (15 a 20 pgs.) em forma de dossiê ou em fluxo contínuo da revista. Recomenda-se que os coordenadores das seções informem os participantes sobre as possibilidades da área e as negociações concretas que foram realizadas. Entende-se que estas publicações devem obedecer o princípio da revisão por pares e obedecer às normas do periódico em questão. Considera-se que uma publicação prévia de uma versão abreviada nas atas não estabelece um conflito para este tipo de publicação; a relação entre o texto nas atas e o artigo completo, porém, deve ser explicitada na própria publicação.

 

Helmut Galle                                     São Paulo, 22.09.2015