II Congresso da ABEG – Florianópolis, 24 a 26 de maio de 2017

II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos

Chamada para propostas de grupos temáticos

A Associação Brasileira de Estudos Germanísticos e a Universidade Federal de Santa Catarina têm a satisfação de anunciar à comunidade acadêmica o II Congresso da ABEG, a ser realizado de 24 a 26 de maio de 2017. O evento vai ocorrer no Campus da UFSC no Bairro Trindade, no Centro de Comunicação e Expressão e imediações

Sob o título Germanistik – ganz und gar brasilianisch, esse II Congresso pretende consolidar a entidade, através da promoção, da divulgação e da inovação da pesquisa germanística brasileira, em sua feição teórica e prática. O II Congresso da ABEG contempla e destaca o papel social e histórico da atividade científica praticada na área da Germanística no Brasil, no viés da pesquisa e do ensino-aprendizagem da língua alemã, das literaturas em língua alemã, da cultura dos países de língua alemã, da tradução entre outros setores, envolvendo questões tais como o retorno social dos produtos intelectuais da área, as práticas inovadoras, a formação discente para a cidadania, o preconceito linguístico, a reflexão sobre ética na pesquisa e na manipulação de dados, entre outros constantes da pauta do século XXI.

A partir dos simpósios temáticos que se destacaram durante o primeiro congresso da entidade, promovido em 2015, e das mesas-redondas, das conferências plenárias, com renomados especialistas, espera-se e incentiva-se a retomada desses e outros temas instigadores e a criação de espaço que fomente a divulgação, a reflexão e o debate acerca das mais recentes tendências teórico-metodológicas da referida área.

Convidamos, nesse momento, todos os membros da associação a nos enviarem suas propostas para a formação de grupos temáticos. Fazem parte da proposta: – o título do grupo; – a descrição do tema (em até 15 linhas); os nomes dos (dois) coordenadores (preferencialmente de instituições diferentes). Precisamos das informações até o dia 30 de novembro de 2016 via e-mail para o seguinte endereço, criado especificamente para essa finalidade: abegflorianopolis@gmail.com

Várias questões do cunho organizacional (limite de participantes por grupo; limite de tempo; composição etc.) estamos deixando para um momento mais tarde.

Até o presente momento encaminhamos pedidos de apoio financeiro às instituições brasileiras CAPES e CNPQ e também ao DAAD. Entretanto, dado o atual cenário político-econômico, não temos qualquer garantia de êxito e solicitamos que cada participante procure, preventivamente, recursos de sua instituição para a cobertura dos gastos individuais.

É importante salientar que teremos, ao final do congresso, a eleição da diretoria da ABEG para o biênio de 2018 e 2019. Incentivamos colegas interessados em contribuir por essa via para o crescimento e a consolidação dos Estudos Germanísticos no Brasil, a organizarem sua chapa para as eleições.

Assim sendo, convidamos a comunidade acadêmica da área da Germanística – docentes do ensino superior, doutorandos, mestrandos, graduandos – para estarem em maio de 2017 na cidade de Florianópolis. Esperamos receber todos com a acolhida e a hospitalidade típicas da Ilha da Magia.