SEÇÃO 1 – PERSPECTIVAS DA GERMANÍSTICA ANTIGA PARA O NOVO MILÊNIO: TAREFAS, DESAFIOS E CONQUISTAS
Marcus Baccega (UFMA)
SENTIDOS RETÓRICOS NAS LETRAS ALEMÃS DO MEDIEVO: CAMINHOS PARA A INTERPRETAÇÃO RETÓRICA DOS ROMANEN CAVALEIRESCOS EM MÉDIO ALTO ALEMÃO (MITTELHOCHDEUTSCH)
Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ)
REALIDADES EM (DES)CONSTRUÇÃO – HARTMANN VON AUE E WALTHER VON DER VOGELWEIDE SOB O FOCO HISTÓRICO-LITERÁRIO
SEÇÃO 2 – A ATUALIDADE DE GOETHE
Marco Antônio Araújo Clímaco (UNICAMP)
‘ERRO’ E ‘MAESTRIA’ NA BILDUNG GOETHIANA, SUAS CONFLUÊNCIAS CIENTÍFICAS E ESTÉTICAS
SEÇÃO 3 – A PRESENÇA DE PASSADOS E FUTUROS
Suzana Campos de A. Mello (FATEC-SP)
DIE MASSNAHME E A POLITIZAÇÃO DA MORTE
SEÇÃO 4 – MEMÓRIA DO NAZISMO E DA GUERRA NA LITERATURA E NO CINEMA DE LÍNGUA ALEMÃ
José Rodrigo da Silva Botelho (USP)
REMINISCÊNCIAS DA GUERRA EM UMA LEITURA PÓS-SHOÁ: BERLIN ALEXANDERPLATZ POR R. W. FASSBINDER
SEÇÃO 5 – A LITERATURA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ E O CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO
Celeste Ribeiro de Sousa (USP)
GERTRUD GROSS HERING E O HIBRIDISMO EM EIN GUTER KERN. UMA BOA NARRATIVA DA REALIDADE BRASILEIRA
José Luis Felix (UNESP/Assis)
FAUSEL E AUST: DOIS EXPOENTES DA LITERATURA
Valburga Huber (UFRJ)
AMOR E PATRIOTISMO NOS ROMANCES DER WEG DER FRAU AGNES BACH (GERTRUD GROSS HERING) E LIEBE UND PFLICHT (EMMA DEEKE)
SEÇÃO 6 – AS CONSTELAÇÕES LITERÁRIAS E O CONTEXTO DA MIGRAÇÃO ONTEM E HOJE ENTRE O BRASIL E O CONTEXTO DE LÍNGUA ALEMÃ
Gerson Roberto Neumann (UFRGS)
A PRODUÇÃO LITERÁRIA EM MOVIMENTO E SEM LOCAL DEFINIDO
Carla Luciane Klôs Schöninger (UFRGS)
ENTRE VOZES E ECOS: O (DES)PERTENCIMENTO E SEUS DANOS EM MORTE NO PARAÍSO: A TRAGÉDIA DE STEFAN ZWEIG, DE ALBERTO DINES E OS EMIGRANTES, DE W.G. SEBALD
Fernanda Boarin Boechat (UFPR)
ZWISCHEN DEN RASSEN: UMA QUESTÃO IDENTITÁRIA ZWISCHENWELTENSCHREIBEN
Gabriel F. Pautz Munsberg (UFRGS)
UTOPIA NO PAÍS DO FUTURO: SEMELHANÇAS FANTASIOSAS EM BRASIL, PAÍS DO FUTURO, DE STEFAN ZWEIG, E DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB
Luciana Wrege Rassier (UFSC)
FIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS DA MIGRAÇÃO ALEMÃ EM JORNADA COM RUPERT
Thaís Gonçalves Dias Porto (UNESP/Araraquara)
OS LUGARES E NÃO-LUGARES EM DAS NACKTE AUGE DE YOKO TAWADA
SEÇÃO 07 – A ESCRITA DE SI COMO MEDIUM DA MEMÓRIA: OU UM ESPAÇO POLÍTICO
Adriana Yokoyama (UFSM) & Rosani Umbach (UFSM)
MEMÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE HERTA MÜLLER
Geisa Fabíola Mueller e Silva (UFPR)
A MEMÓRIA-CRÍTICA NOS RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE THOMAS BERNHARD
Jennifer de Ávila Beskow (UFPel)
A ESCRITA DE SI DE THOMAS BERNHARD: IMAGENS INTEMPESTIVAS
Rosita Maria Schmitz (CAp – UFRGS)
A PROVOCAÇÃO POLÍTICA ENCENADA NA OBRA DE CHRISTIAN KRACHT
Samia Tavares de Souza (UFMG)
A AUTOFICÇÃO ENQUANTO INVENÇÃO DA PERCEPÇÃO NA NOVELA DEPRESSÕES, DE HERTA MÜLLER
SEÇÃO 08 – WALTER BENJAMIN – A QUESTÃO ACERCA DO MITO
Ana Luiza Andrade (UFSC)
O MITO, DOS MIMETISMOS À METAMORFOSE: WALTER BENJAMIN E ROGER CAILLOIS
Raul Antelo (UFSC)
MITO E POTÊNCIA
SEÇÃO 09 – A TRADUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Angélica Neri (UFPR)
GEORG TRAKL: POESIA EM CORRESPONDÊNCIA
Cristiane G. Bachmann (UFPR)
POEMAS DE ERNST HERBECK TRADUZIDOS À LUZ DA INTERPRETAÇÃO SEBALDIANA DO CONCEITO DE BRICOLAGE FORMULADO POR LÉVI-STRAUSS
Damantha Barbarella Siqueira (UNESP/Assis) & Paulo Andrade (UNESP/Araraquara)
O PROCESSO DE TRADUÇÃO DOS POEMAS DE CHRISTIAN MORGENSTERN
Hugo Simões (UFPR)
TRADUZIR ENTRE SILÊNCIO
Luiz Carlos Abdala Junior (UFPR)
O INTERNACIONALISMO EM GUIMARÃES ROSA – O CASO ALEMÃO
Paulo Sampaio Xavier de Oliveira (Unicamp)
APORTES RECENTES PARA A RECEPÇÃO DE WITTGENSTEIN NOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO
SEÇÃO 10 – SOBRE TRADUÇÕES E TRADUZIR NO BRASIL E EM PAÍSES GERMANÓFONOS: ASPECTOS TEÓRICOS, PRÁTICOS E HISTÓRICOS
Carolina Ribeiro Minchin (USP)
THOMAS MANN E HERBERT CARO: QUANDO A TRADUÇÃO FAZ DUAS LENDAS
SEÇÃO 11 – PRAGMÁTICA INTERCULTURAL
Igor Mateus Alves Rodrigues (UERJ)
COLETIVOS PARA LEGENDAGEM E OS DESAFIOS DA TRADUÇÃO
Camila Costa José Bernardino (USP)
AS FORMAS DE PARTICIPIAIS ALEMÃS: UM EXEMPLO DE TRANSCATEGORIALIDADE
Marina Sundfeld Pereira (USP)
AS CONSTRUÇÕES COM VERBO-SUPORTE (CVS) COM OS VERBOSSUPORTE (VS) KOMMEN E BRINGEN: DA FORMA ATIVA À FORMA PASSIVA
SEÇÃO 13 – PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALEMÃO NO BRASIL
Gabriela Marques-Schäfer (UERJ)
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO
Dörthe Uphoff (USP) & Fabiana Reis de Araújo (USP)
TRÊS DÉCADAS DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALEMÃO NO BRASIL
Catarina Portinho-Nauiack (UFPR) & Giovanna Lorena Ribeiro Chaves (UFPR)
SEGUNDA LICENCIATURA: PERSPECTIVA PARA A PRESENÇA DE ALEMÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO BRASIL
Giovanna Lorena Ribeiro Chaves (UFPR)
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E OBJETIVOS DE PROFESSORES DE ALEMÃO NO ENSINO ESCOLAR
Marina Grilli (USP)
OS CURRÍCULOS DE LETRAS/ALEMÃO NO BRASIL E SEUS RECURSOS PARA UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA DE ALE
Paul Voerkel (UFRJ/DAAD)
PROFESSORES DE ALEMÃO – ENTRE MITOS E REALIDADE
SEÇÃO 16 – CULTURA GERMÂNICA NA AMAZÔNIA – AMAZÔNIA NA CULTURA GERMÂNICA
Nair Sauaia Vansiler (UFPA)
LICENCIATURA DE LETRAS ALEMÃO NA AMAZÔNIA: UMA RELEITURA
Rosanne Cordeiro de Castelo Branco (UFPA)
TRADUÇÃO E ALTERIDADE NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE LE A CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL
Volker Jaeckel (UFMG)
EINE RÄTSELHAFTE REISE UNTERM HAKENKREUZ IN DEN AMAZONISCHEN REGENWALD : OTTO SCHULZ- KAMPFHENKEL UND DIE JARI-EXPEDITION 1935-1937
SEÇÃO 17 – LITERATURA ALEMÃ DOS SÉCULOS 18 E 19
Greice Bauer (UFSC)
FIPPS DER AFFE DE WILHELM BUSCH: DA ARQUETIPICIDADE À SOCIOLOGIA
Juliana Ferraci Martone (USP)
A POESIA DO ENTENDIMENTO LIVRE: O CÔMICO OU O RIDÍCULO EM JEAN PAUL
Luiz Barros Montez (UFRJ)
O BRASIL COMO TEMA CONSTITUINTE DO MERCADO LITERÁRIO NA ALEMANHA OITOCENTISTA. MEMÓRIAS DE JOSEPH FRIEDRICH VON WEECH NO RIO DE JANEIRO DE 1823 A 1827
Mario Spezzapria (USP/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne)
LITERATURA E FILOSOFIA DA BELEZA EM K. P. MORITZ
Sílvia Herkenhoff Carijó
O HOMEM DA AREIA DE E.T.A. HOFFMANN VISTO SOB A ÓTICA DO EXCESSO
Simone Ruthner (UFRJ)
UNDINE – DA FÁBULA DE FOUQUÉ À PRIMEIRA ÓPERA ROMÂNTICA, DE E.T.A. HOFFMANN